Conceitos Budistas que Incomodam: a Impermanência e a Vacuidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Existem verdades incomodas no Budismo, mas faz parte do treinamento estuda-las, habituar a nossa mente com elas, e assim elas param de incomodar.

Essas verdades também nos ajudam a nos voltarmos para o momento presente, nos importando do agora, e não em questões incomodas.

O conceito de Budismo da impermanência e da Vacuidade incomodam.

A impermanência incomoda porque desejamos que as coisas sejam sempre boas, que não tenha problemas ou desconfortos, quando na verdade o Budismo ensina que a vida é feita de altos e baixos, que horas estamos felizes e em outras não, que em momentos tudo vai dar certo e em outros não.

Nós não desejamos as coisas ruins, apenas as boas, então o conceito budista de impermanência é naturalmente incomodo, mas se lermos bastante sobre ele, nós vamos nos acostumando.

Além do que uma coisa que incomoda que pode acontecer no futuro, isso nos faz vivermos o presente, pois ele é mais satisfatório.

Buda se incomodava muito que poderia sofrer ou acontecer coisas ruins em seu futuro, mas parou de se incomodar com isso quando atingiu a iluminação.

Outra coisa que incomoda é a Vacuidade, pois ela ensina que a nossa visão sobre nós mesmos é errada, que somos uma mesma coisa com tudo, não algo separado, mas integrados, e nossos sentidos nos enganam sobre isso.

A visão correta da realidade segundo o Budismo é que estamos todos juntos, não separados e fazemos parte de uma coisa só.

Que nossa visão sobre nós mesmos está errada, que não somos separados de tudo.

Abordando dessa forma a Vacuidade ela não parece tão ruim, mas a linguagem que usam para descreve-la normalmente é muito incomoda, a forma que abordamos, tentamos não fazer de forma que provoque incômodos.

Dizem que o eu é uma ilusão e uma construção da nossa mente, que na realidade a integração é a verdade de como as coisas são, isso pode fazer os budistas chegarem a uma conclusão errada, que não existe individualidade, ou que um dia deixaremos de ter.

Isso não é verdade, pois como ensina o Budismo, os Dragões da Luz, que são seres de outra dimensão, são iluminados totalmente realizados, e eles tem individualidade, são os seres mais elevados espiritualmente em nosso planeta.

Em outras religiões se aborda a coletividade que vamos atingir, a visão que fazemos parte de tudo ser algo desejado, pois é muito bom, e não temido.

Muitas coisas são problemas são ruins pelo modo que falamos ou escrevemos, mas o fato é que poderiam usar uma linguagem muito melhor para abordar a Vacuidade.

As verdades incomodas, só são incomodas na verdade pelo modo de abordar o assunto.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação. Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.